Crescer

A Bíblia aponta duas formas em que a igreja cresce: crescimento numérico por novas conversões e crescimento na fé.

Várias passagens atestam alegria pelo crescimento numérico:

Atos 5:14 E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor.

Como convenção, é nosso objetivo promover o crescimento numérico da igreja. Para esse fim, almejamos plantar novas igrejas e auxiliar as igrejas existentes em sua obra de evangelismo. Juntos, podemos compartilhar recursos e materiais, nos empenhando cada vez mais por obedecer a grande comissão.

O crescimento na fé é igualmente prezado nas Escrituras:

Efésios 4:12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, 14 para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. 15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.

Como cristãos, também crescemos quando amadurecemos e progredimos espiritualmente. Por isso, é também nosso objetivo, como convenção, fomentar crescimento no corpo de Cristo. Para esse fim, almejamos disponibilizar materiais, além de meios para interação e eventos onde poderemos, segundo a justa cooperação de cada parte, efetuar edificação mútua, em amor.

Reconhecemos que irmãos em nosso meio se encontram em estágios diferentes de crescimento. Alguns têm chegado recentemente ao entendimento das doutrinas da graça, enquanto outros já possuem uma compreensão mais consolidada. Uns estão mais avançados que outros em sua compreensão da identidade e eclesiologia Batista Reformada. Diante desse fato, acreditamos que podemos acelerar o crescimento na fé uns dos outros quando optamos por cooperar com irmãos Batistas com quem temos diferenças em pontos secundários, sem abrir mão do que é essencial à nossa identidade. Dessa forma, buscamos manter um espírito de comunhão e união, seguindo a instrução neo-testamentária de acolher quem é fraco na fé, não, porém, para discutir opiniões (Rm 14:1).